O Facebook tem suas próprias regras, formatos e configurações. Os usuários tem comportamentos distintos por serem tão volumosos, afinal, estamos falando da maior rede social do mundo.
Mas, indiferente a tudo isso, existem alguns "macetes" que valem para todos:
Dica 1 – Mantenha a atenção nas primeiras palavras
Se a imagem chamou a atenção e fez com que um usuário iniciasse a leitura, o texto deve manter o contexto e os primeiros 100 caracteres devem motivar ele a continuar lendo por dois motivos:
- Existe um limite de caracteres exibido antes de aparecem aquelas reticências (...). Esse limite varia conforme o dispositivo e a rede social.
- Se o começo da leitura estiver desconectado com a imagem que chamou a atenção, é certo que a pessoa irá deixar de clicar no "continuar lendo" ou "ver mais".
Dica 2 – Seja sucinto
Essa dica vale para a grande maioria dos usuários, estimamos algo em torno de 90%. Existe uma fatia que dedica mais tempo à leitura, mas são minoria. Diga o que tem que ser dito sem muito rodeio, seja claro, objetivo e carismático. Está com dúvidas: faça testes. Lance conteúdos com maior ou menor volume de texto e veja a reação.
Dica 3 – Hashtag
Hashtags são usadas para realização de buscas nas redes sociais. Criar um padrão de hashtags para sua comunicação facilitará a busca dela por terceiros. #opostador #ficadica
Dica 4 – Pode ser fofo, mas respeite o bom português
O uso de emoticon está liberado, mas não abuse ;-)
A informalidade é um fator positivo se o seu público-alvo aceita isso (aqueles 90% aceitam). Mas isso não quer dizer que você vai jogar nossa Língua Portuguesa na sarjeta. A dica é escrever e não publicar. Salve sua publicação para revisar mais tarde.
Dica 5 – Reciprocidade e Call to Action (CTA)
Usando a frase certa você irá gerar uma "dúvida" na cabeça do interlocutor. Um exemplo do dia a dia: quando alguém agradecer por algo responda assim: “tenho certeza que você faria o mesmo por mim”. A outra pessoa sentirá que está em débito com você.
E como isso se aplica nas redes sociais?
Ofereça soluções a problemas cotidianos de seu público-alvo e finalize com uma chamada para ação (Call to Action – CTA), assim: “se essa dica foi útil para você, temos certeza que poderá outras pessoas, então compartilhe agora!”. Entregue algo útil ao seu público-alvo e finalize com uma sugestão direta, uma indicação de ação que deverá ser executada.
Veja o exemplo da Dica 5 na prática: