Caso tenha dúvidas sobre este tema, indicamos ler O que é uma Persona e por que me preocupar com ela?
Feito isso, conheça como tratamos o tema aqui no O Postador:
Brainstorm
Termo usado para designar uma sessão de insights, de ideias, termo traduzido como "tempestade de ideias". Reúna sua equipe e defina um tema, nesse caso: o que falar da empresa, de nossos produtos e serviços nas redes sociais baseado no público (persona) que buscamos atingir? Nessa hora vale tudo. Não pode haver julgamento. Toda ideia é boa!
Dica: todos devem se expressar.
É bem possível que em sua equipe existam pessoas introvertidas ou que exista aquela vergonha de falar algo. Uma ferramenta útil é conhecida como Metaplan. No Metaplan cada integrante recebe tarjetas (corte uma folha A4 em três tiras) e escrevem suas ideias de maneira clara e objetiva. Essas tarjetas serão agrupadas e posteriormente expostas em uma parede ou quadro, colando com fita crepe. Colete o maior número de ideias possíveis, mas defina um tempo para não perder o foco.
Importante: Não trate apenas do produto. Pense o que gira em torno dele, no que ele impacta na vida das pessoas que consomem o produto ou serviço.
Organize as Ideias em Temas
Você e sua equipe são os melhores especialistas aptos a elencar ideias sobre seu negócio, produto ou serviço, sendo assim, o resultado da sessão de brainstorm foi um grande agrupamento de ideias. Seguindo a mesma metologia proposta acima (Metaplan), é hora de segmentar as tarjetas ou as ideias em grandes temas. Defina grandes grupos (temas) e organize as tarjetas nos grupos. Note que ficará muito mais claro sobre o que falar!
Hora do Filtro
Momento de ser estratégico: o que deve ou não ser falado ao público? O que agrega valor ou o que poderá gerar um problema para empresa, seja uma polêmica ou algo que o concorrente poderá explorar como uma ineficiência? Seja criterioso, mas não tenha medo de ousar.
Importante: humor e polêmica tendem a gerar grande repercussão, mas avisamos: use com moderação!
Construa uma Pauta
Dentro de cada tema existem muitas ideias que serão transformadas em publicações nas suas redes sociais. Elabore uma planilha (nós utilizamos o software Trello - www.trello.com) contendo o dia, o tema e o que deve ser falado. Antes de finalizar a pauta consulte o calendário do mês. Procure por datas relevantes a seu negócio e adicione à sua pauta as datas comemorativas.
Com esses passos concluídos é hora de realizar as postagens. Para isso, confira:
- Você conhece a regra 80/20? Não? Então leia: A regra 80 / 20 nas redes sociais
- Como fazer a postagem certa? Leia: Em busca do post perfeito
- Aprofunde seu conhecimento: que tal aprender com nosso eBook gratuito? Baixe agora os 10 PASSOS PARA DESTACAR SUA EMPRESA NAS REDES SOCIAIS.