Todo empreendedor, ao desenvolver o planejamento estratégico de sua empresa, recebe a orientação de separar um recurso para investimentos em marketing e comunicação. Esse recurso é calculado sobre o faturamento da empresa e varia de acordo com tamanho e segmento do negócio. Muitos falam entre 3 e 5%, mas já conheci empresas que aplicam 1,5% e outras que investem 35% ou mais do seu faturamento em marketing.
Não sei qual a fatia de recursos que você destinou para investir em marketing no seu negócio, mas a pergunta que deve ser feita é: Você consegue concorrer com a verba de grandes magazines?
Os grandes varejistas injetam valores consideráveis, inclusive nas redes sociais. Competir não é fácil, mas há um caminho para a salvação: planejamento. Com planejamento você poderá sair na frente, antecipar suas promoções e trazer o cliente para sua loja por primeiro.
Como montar um planejamento ou Calendário Promocional
- Procure na internet um calendário com todas as datas comemorativas do ano.
- Escolha as datas que se enquadram no perfil do seu negócio (Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Natal, etc) e organize em uma planilha
- Defina qual promoção ou ação irá realizar: Desconto, Combos, etc.
- Defina a estratégia da promoção e a comunicação
Importante: Inicie a divulgação com 30 dias de antecedência e fortaleça a comunicação mais perto da data. Não deixe para os últimos quinze dias, pois não conseguirá o alcance necessário.

