Já ouviu aquela passagem: “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”?
Onde você quer chegar? O que você quer nas redes sociais? Exemplo:
- Minha marca quer ter mais seguidores para demonstrar uma forte presença nas redes sociais
- Abrir um canal de relacionamento com meu público-alvo
- Realizar pesquisas e obter feedbacks
- Atrair visitas para minha página
- Vender
Podem haver outros objetivos, mas os principais, aqueles que nossos clientes mais procuram, estão listados acima. Para cada um desses objetivos demandará um esforço, investimento, ações e terão suas métricas. Não queremos que pareça papo de consultor e nem ser vago nesta publicação, mas é importante dizer isso: tudo depende de qual sua empresa, produto, serviço, seu momento e seu público-alvo. Sabemos que não conseguirá atrair vendas enquanto não construir um conteúdo que transmita uma mensagem que motive seu público-alvo a confiar no seu produto, na sua empresa. Então, se você não tem relevância alguma, como vender?
Antes é necessário construir o que chamamos de "prova social", ou seja, ter seguidores, tornar-se conhecido, apresentar bons cases. Leia O que é prova social e como conquistar?
Vamos supor que sua empresa já possui os requisitos citados no parágrafo anterior e já vende pela internet. Agora que vender pelo Facebook ou pelo Instagram um plano de ação com ofertas para atrair atenção, criar combos de produtos, divulgar os produtos na aba produtos do Facebook, criar ações para datas comemorativas, etc.
Percebe as variáveis existentes?
Assim como existem diferentes objetivos, existem os diferentes resultados. Para cada tipo existe uma métrica. Métricas são um conceito matemático relacionado à distância, a algo que você queira atingir. Sendo assim, podemos definir como métricas o número de usuários, o número de curtidas ou compartilhamentos, engajamento, acessos ao site, vendas realizadas, interações conquistadas, etc.
Resumindo: esteja ciente do momento de seu negócio, defina onde quer chegar e quais os passos até lá. Assim teremos como construir um planejamento com base em objetivos e teremos métricas para dizer se estamos obtendo êxito ou não.

