Simples assim!
Mas como conquistar o tão desejado engajamento?
Passo 1: Entenda para que serve uma rede social
Uma pesquisa feita pelo Facebook revela que as pessoas usam suas redes sociais por muitos motivos. Os principais e mais relevantes são:
- Estar conectado a pessoas com vínculo afetivo: família, amigos, antigos colegas de escola, etc.
- Mostrar-se informado e informar algo às pessoas com maior facilidade
- Sentir-se parte, ou seja, satisfazer a necessidade de presença social, de participar de grupos de interesses comuns
- Esses três principais tópicos nos dão algumas pistas do que as pessoas seguem, curtem e compartilham nas redes sociais. O objetivo é criar conteúdo que atenda a um ou mais desses requisitos.
Passo 2: O que irá atingir esse objetivo?
O que você prefere: 10.000 curtidas que não resultarão em vendas ou 5 comentários questionando onde adquirir seu produto ou contratar seu serviço?
Eu prefiro os cinco comentários com possibilidades reais de conversão, de fechamento de contrato, de venda!
Ou seja, não adianta publicar qualquer conteúdo, é preciso conteúdo certo para atrair a pessoa certa. Sendo assim, antes de definir o conteúdo, você deve conhecer a Persona com quem quer interagir. Algumas perguntas sobre ela:
- Qual a faixa de idade de seu público alvo?
- São pais de família ou são filhos que moram com os pais, ou...?
- Qual o horário que ele está consumindo informação nas redes sociais?
- Quais problemas o seu produto ou serviço resolve? Ou então: qual necessidade seu produto ou serviço suprem nesse público alvo?
- Quais os desafios diários dessas pessoas?
- Quais suas ambições?
Enfim, há muitas outras perguntas e existe metodologia para construir sua Persona. Se não sabe como responder a essas perguntas, dê uma olhada neste artigo: O que é uma Persona e por que me preocupar com isso?
Passo 3: E o conteúdo?
Baseado na construção da Persona você irá iniciar o processo de criação de conteúdo seguindo a regra 80/20:
- 80% do conteúdo será trabalhado com dicas, novidades, temas motivacionais
- 20% do conteúdo postado irá falar sobre seu produto ou serviço, ou seja, terá foco em venda
Você, mais do que ninguém, conhece seu produto ou serviço e poderá, baseado no aprofundamento da Persona, criar diferentes dicas, sugestões, apresentar novidades e falar sobre motivação focado nos problemas ou satisfações de seus atuais e futuros seguidores.
Utilizando material fotográfico próprio ou banco de imagens, selecionará imagens ou ilustrações que condizam com o conteúdo a ser trabalhado e irá escrever um texto de apoio, sendo que:
- Nos primeiros 120 caracteres você deve motivar o internauta a continuar lendo o post
- Será um conteúdo objetivo, ou seja, tratará de um único tema por post
- Ao final do conteúdo irá trabalhar um CTA (Call To Action) induzindo o leitor a executar uma ação, exemplo: “se você gostou desse conteúdo compartilhe com seus amigos!”;
Um aprofundamento desse tema você encontra em “O que escrever no Facebook da minha empresa”.
Passo 4: Aprendizado contínuo
É muito provável que seu produto ou serviço melhore com sua experiência, com feedback de seus clientes ou com demandas de mercado.
Sendo assim, nas redes sociais você também estará aprendendo o tempo todo. O que deve testar e aprender:
- A partir das métricas, se você está atraindo o público certo, caso contrário, algo deve mudar nos posts.
- Qual dia e horário seu público interage melhor? Faça postagens em diferentes dias e horários para avaliar quais trarão melhor resultado.
- Teste imagens diferentes, faça vídeos simples com você mesmo dando dicas, mude o formato dos textos. Teste tudo que vier a mente, desde que esteja ligado ao seu negócio, seus princípios e sua Persona.
Outras dicas:
- Entenda a diferença entre entrega orgânica e patrocinada. Leia o artigo [em breve].
- Envie convites para sua rede de relacionamento (amigos ou seguidores de sua rede social) seguirem sua página e peça para sua equipe fazer o mesmo.
- De uma forcinha ao engajamento, peça para clientes, amigos e colaboradores avaliarem sua página, curtirem e compartilharem posts.
- Aprofunde seu conhecimento: que tal estudar com nosso eBook gratuito? Baixe agora os 10 PASSOS PARA DESTACAR SUA EMPRESA NAS REDES SOCIAIS.