Arrisque de tempos em tempos em paralelo à aplicação das boas práticas. São elas:
Seja sucinto
Não há limites de caracteres nos textos de apoio, porém convenhamos, a grande maioria das pessoas não está ali para ler uma dissertação, e ao se deparar com longos textos desanimam e acabam por ignorar uma informação muitas vezes rica. Seja sucinto, menos é mais! O desafio é escrever menos com a mesma qualidade de conteúdo.
Dica: trate um tema de cada vez.
Use a linguagem certa
Ao definir o público com quem você quer conversar (se ainda não fez isso, leia O que é uma persona e por que me preocupar com ela?) logo perceberá que esse grupo tem um padrão de comunicação estabelecido, seja em gírias ou em termos técnicos, no tom bem humorado ou temas mais sérios. O fato é que você não atrairá um público interessado em moda oferecendo dicas de games.
A imagem ideal
Sempre priorize seu próprio material, seja ele foto ou vídeo. Mostre o seu produto, serviço e os bastidores de seu negócio. A vida real, como ela é, atrairá muito mais atenção do que aquelas belas imagens copiadas de banco de imagens. Se for adicionar um texto sobre a imagem, seja objetivo. O volume de espaço ocupado pelo texto não deve ultrapassar 25% da imagem.
Pense Mobile
78% da navegação dentro do Facebook e 100% da navegação do Instagram acontece através de smartphone. Então por que as pessoas ainda criam para desktop? Ao pensar nos dispositivos móveis você terá imagens alongadas, textos mais sucintos e possibilidades de maior interação.
Interação
As redes sociais possuem diversos recursos que permitem a interação com o público-alvo, como os vídeos ao vivo (live), publicações dinâmicas, formulários de conversão, etc. Além disso, o seu próprio conteúdo poderá propor interação através de enquetes, perguntas preferencialmente retóricas e ações promocionais. Mesmo que avalie que seu público não tenha perfil de interação, nossa sugestão é que arrisque e avalie os resultados. Você pode se surpreender!
CTA – Call To Action
Ao final de cada texto publicado instigue o internauta a realizar uma ação, seja ela compartilhar, curtir, comentar. Chame o leitor para participar.
A hora certa
Eis um tema polêmico: há quem defenda em publicar nos horários de pico, pois há mais gente navegando na rede social e há quem defenda o contrário, para fugir da grande concorrência por atenção nos horários nobres. O que é melhor? Teste! Na dúvida, intercale. Porém, há fatores que transcendem essa dúvida. Um exemplo: digamos que você tenha um restaurante que atenda ao público apenas com almoço. Realizar uma publicação às sete horas da manhã dificilmente irá gerar bom retorno. Nesse horário é quase certo que as pessoas não estejam pensando em uma macarronada, e sim, no seu café da manhã. Então, seja consciente do comportamento do seu consumidor e seja condizente com dias e horários de suas postagens.
Não publique ainda! Antes leia:
Ao finalizar a criação de um conteúdo salve-o e, depois de um tempo, mude o seu foco de atenção para depois voltar a revisar. Essa pausa permitirá olhar com outros olhos o material criado. Veja mais em 5 dicas matadoras de redação para Facebook.
Peça para alguém revisar. Quando escrevemos algo ou quando trabalhamos uma imagem, alguns detalhes podem passar desapercebido. Uma terceira pessoa que não esteja envolvida no processo é mais indicada para aquela última revisão.
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