1. Estar conectado a pessoas com vínculo afetivo: família, amigos, antigos colegas de escola, etc.:
Nossa vida vem passando por diversas mudanças com cada vez mais velocidade. O mundo torna-se mais dinâmico a cada nova década. Era comum você nascer em um determinado local e lá construir sua vida, ter seus filhos, netos e assim a vida seguia. As oportunidades oferecidas pelo avanço tecnológico levaram as pessoas a desbravarem o mundo em busca de aventura, entretenimento e, também, melhores ou mais interessantes oportunidades profissionais. Esse afastamento físico é aproximado pelo ambiente digital. Por isso, o tópico mais relevante da pesquisa é o fato das pessoas estarem conectadas com familiares, amigos e aquele grupo do fundão da turma da faculdade.
2. Mostrar-se informado e informar algo às pessoas com maior facilidade
3. Sentir-se parte, ou seja, satisfazer a necessidade de presença social
Esses dois itens estão intimamente ligados. Compartilhando informações relevantes, seja de páginas ou outras pessoas, seja criando seu próprio conteúdo, os usuários estão apresentando à sua rede de relacionamento o conhecimento de fatos ou informações que ele considera útil para si mesmo e que considera importante. Assim, demonstra seu conhecimento ou que é uma pessoa conectada e bem informada. Curtimos e compartilhamos conteúdo que demonstrem nossos interesses, o que gostamos, do que fazemos parte ou qual opinião temos sobre determinado tema.
- Você vai às ruas protestar por alguma causa, então compartilha e convida outros a estarem com você.
- O clima está mudando e há risco de temporais na sua região? Melhor avisar quem mora por aqui.
- Fim de semana tem ação da ONG que faço parte ou trilha com o grupo da caminhada. Bora avisar a todos.
- Super oferta rolando naquela loja conceituada ou, a promoção na loja de produtos orgânicos. Quero que meus amigos aproveitem também!
Você é uma pessoa legal, uma pessoa preocupada ou querendo ajudar o próximo. A rede social demonstra quem você é.
Talvez já tenha ouvido falar sobre a Pirâmide de Maslow. Caso isso soe estranho para você, segue um resumo:
Todo ser humano tem necessidades. Para satisfazer uma necessidade superior na pirâmide apresentada ao lado, ele primeiro deve satisfazer a necessidade anterior, sempre olhando da base para o topo. Conforme evoluímos (subimos) na pirâmide, as necessidades mudam. Analise a pirâmide e perceba que os três tópicos abordados acima se encaixam perfeitamente nela, concorda?
Maslow não contava com acesso ao Facebook ou Instagram por volta da década de 40, mas estudou a psicologia do comportamento humano. É nesse contexto que devemos inserir nosso negócio junto às redes sociais. Os passos são:
- Conhecer a Persona que queremos impactar e entender onde ela encontra-se na pirâmide. Leia O que é uma Persona e por que me preocupar com ela?
- Entender onde seu produto ou serviço impacta nessa Persona. Algumas dicas e orientações você encontra lendo o artigo O que escrever no Facebook da minha empresa?
- Criar publicações que atraiam seu público e incentivar ele a realizar uma determinada ação. Leia também Em busca do Post perfeito.