Os tempos são outros e o consumidor está mais seleto. Não quer perder tempo ouvindo aquela musiquinha sem sentido, aquela bela imagem que não faz parte do seu dia a dia. O consumidor está conectado à vida real, a pessoas reais e a histórias reais.
Esse é o motivo por estarem conectadas as redes sociais: há interação com pessoas reais. Esse tema abordamos no artigo O que as pessoas curtem nas redes sociais? e também no Meu cliente usa Facebook?
Com isso, o mais importante não é o volume, e sim outros dois fatores:
Qualidade
O conceito de qualidade é subjetivo. Ele será diferente para cada pessoa. Qualidade é o modo como definimos a qualificação de um produto, serviço, indivíduo, etc. Sendo assim, voltamos à questão: para quem você está gerando conteúdo? Quem você quer impactar? Você precisa conhecer o seu público-alvo para poder entregar conteúdo de qualidade segundo o entendimento dele. Dessa forma conseguirá atrair sua atenção. Leia: O que é uma Persona e por que me preocupar com ela?
Preparar conteúdo (texto, imagem, vídeo) de qualidade é buscar dicas, sugestões, temas que encantem ou que ajudem seu cliente a resolver algo. Cada Persona terá uma reação diferente ao conteúdo, por isso mantenha o foco.
Constância
Ter constância é ser assíduo, é ter frequência, é a qualidade daquele que não falta a uma tarefa, dever, tratamento, aula. etc.
Navegando pelas redes sociais, blogs e sites que possuem notícias é mais comum do que se imagina encontrar material sem frequência. Em determinada semana você receberá uma enxurrada de conteúdo dois ou três por dia e, nas semanas seguintes, um vazio toma conta.
Isso costuma acontecer por dois motivos:
- Falta de planejamento: Não há uma pauta definida, uma lista de tarefas e pessoas designadas para executar.
- Atividade paralela: Por delegar a construção de conteúdo para equipe técnica ou conhecedora do tema, geralmente têm em sua rotina obrigações que não podem deixar de ser executadas. Nas horas de menos carga existe um compromisso não formalizado de construir conteúdo. Isso não se sustenta. Ou define-se um dia/tempo para executar a atividade ou ela sempre estará em segundo plano e será esquecida.
Organize sua equipe ou terceirize. Uma dica: é mais barato terceirizar!
Confira nossos planos no www.opostador.com.br e avalie quanto custa a hora de um profissional de sua equipe. Vale a pena tirar o foco dele? Vale a pena correr o risco de não ter qualidade e constância?
Certo, mas e o volume?
Se você tem muito a dizer de forma constante e com qualidade, faça-o!
Se não tem como manter a constância e ou a qualidade, comece aos poucos, com um ou dois posts por semana. Conforme mais pessoas interagirem e mais valor você perceber nas redes sociais, aumente o volume de conteúdo. Vá com calma, testando conteúdos diferenciados e avaliando o resultado. Leve a sério o aprendizado que as interações oferecerão.
Tendo isso detalhado, saiba que há muita gente impactando corretamente seus clientes através das redes sociais. Seja pouco ou muito conteúdo, reflita antes de publicar:
- É relevante para seu público?
- É valioso para o seu público?
- É o melhor post que você pode criar para o dia?