Aqui no blog já falamos que, se o Facebook fosse um país, seria maior que a China e que a Índia. Também já falamos que seu cliente está no Facebook. Pelo crescimento que o Facebook teve, e o pelo fato de querer continuar crescendo, que muitas marcas se instalaram por lá e começaram a oferecer conteúdo e fazer propaganda. Isso gerou volume de informação tão grande que começou a criar problemas para a própria rede social: excesso de propaganda e consequente incômodo ao usuário que está ali buscando entretenimento.
Ciente disso, o Facebook criou regras para melhorar a satisfação de seu usuário e algumas empresas se sentiram prejudicadas. Mas, as mudanças fazem todo sentido: atender bem o usuário. Cabe a nós, como empresa, buscar atender o que nossas Personas querem, com o conteúdo que anseiam.
Então vamos às dicas:
Entenda sua PERSONA
Se você quer entregar o que seu público-alvo anseia, você precisa conhecê-lo. Como? Leia o artigo O que é uma Persona e por que me preocupar com ela?
Estude o Facebook
Você aceitaria assumir a direção de um carro em alta velocidade sem saber dirigir? Pois é bem isso: sem conhecer os recursos disponíveis poderá sair prejudicado ao invés de conquistar seguidores ou clientes.
Não seja chato
Falar só de você, do seu produto ou serviço ou fazer publicações apenas promocionais resultará em prejuízo à sua imagem e engajamento nulo. Seu produto ou serviço resolve algum problema do cliente ou então satisfaz alguma necessidade. Aborde o tema com dicas, trabalhe o valor agregado e esporadicamente fale do produto ou serviço em si. Uma estratégia que gera excelentes resultados é a Regra 80/20.
Seja constante
Talvez você já tenha visto esta cena com um amigo, parceiro ou tenha acontecido com você: em uma determinada semana de baixo volume de trabalho alguém publica 10 posts porém, no restante do mês, não publica mais nada. Aconteceu com você? Existem momentos de ociosidade e outros de aumento de volume que diminui o seu tempo de interagir nas redes sociais? Se sim, saiba que isso é prejudicial para sua marca. Mais importante do que o volume é a constância e a qualidade do conteúdo. Veja este post: Volume não é documento nas redes sociais!
Seja atencioso
Pessoas costumam comentar, mandar mensagens e avaliar páginas. Interaja com elas, seja cordial e busque oferecer uma solução quando houver um problema. Lembre-se que pessoas mau atendidas espalham informação muito mais rápido do que pessoas bem atendidas! Atenda bem e resolva eventuais problemas. Interaja!
Use imagens ou vídeos próprios
Não tem? Tudo bem usar banco de imagem, mas mostrar “a vida como ela é” atrairá muito mais atenção do que aquela imagem linda dos filmes que nada dizem sobre o dia a dia das pessoas.
Tenha métricas
O que não é medido não pode ser melhorado. Qual será o seu indicador de sucesso? O que é resultado para você? De quanto em quanto tempo será avaliado?
Esse tema pode ser aprofundado neste artigo: Qual resultado esperar do Facebook e como medir?